STYLE – MODA E BELEZA HERMÈS

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HOJE VOU FALAR UM POUQUINHO DE UMA GRANDE MARCA QUE SE CONSOLIDOU NO MUNDO DA MODA E FEZ HISTÓRIAS.   COM  VOCÊS.  HERMÈS.ImagemSeus lenços são estampados com cavalos, escudos reais e índios. Suas bolsas e acessórios são escandalosamente laranjas em formatos estranhos. Seriam cafonas se não fossem assinadas pelo bom gosto da marca francesa HERMÈS (se pronuncia “êrmés”), sinônimo mundial de sofisticação em artigos de luxo com suas peças elegantes. A marca se especializou em vender sonhos, em traduzir, através de seus produtos, sua filosofia de trabalho e sua forma de enxergar o mundo, como confirma a frase “os melhores presentes vem em uma caixa laranja”. A marca francesa representa o que há de melhor (e mais caro) no mundo do luxo.               Imagem   

A história
A tradicional e sofisticada marca francesa HERMÈS, que ficou conhecida mundialmente pela cor laranja, começou sua história em 1837 quando um seleiro, Thierry Hermès, abriu uma oficina em Paris onde vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédias, estribos, cintos com porta-moeda, botas e luvas (tanto longas como curtas).Imagem   . A oficina, localizada na parte de Paris conhecia como Grands Boulevards, onde na época soavam os cascos dos cavalos, foi chamada inicialmente de Caléche, que depois daria nome a um dos mais conhecidos perfumes da grife. Imagem Em 1880 foi instalada uma sofisticada loja no número 25 da rue Faubourg Saint-Honoré, época em que o filho de Thierry tomou conta dos negócios e passou a vender selas de cavalos para a aristocracia. Com o advento do automóvel, a marca se reinventou. A técnica do pesponto no couro foi adaptada às linhas de bagagens, bolsas e carteiras em 1918. Uma das novidades da década de 20 foi o lançamento, em 1923, das bolsas com zíper, uma grande novidade para época. Ainda nesta década, seu neto, Émile-Maurice, começou a desenhar roupas feitas de couro de veado. Isto culminou com o lançamento da primeira coleção feminina no ano de 1929.Imagem  O principal negócio da empresa era a produção artesanal de peças de couro, apesar de ter-se tornado famosa por dois produtos: lenços de seda com motivos eqüestres e a bolsa de couro em forma de trapézio chamada “Kelly”. Esta bolsa deve a Grace Kelly a fama internacional que conquistou. A bolsa de couro Grace Kelly foi criada em 1935 e tinha um formato que lembrava um trapézio e a alça curta. O nome, adotado oficialmente em 1956, foi uma homenagem da marca à princesa de Mônaco, afinal ela jamais se separava da sua bolsa HERMÈS, principalmente em suas freqüentes aparições na cultuada revista americana Life. Imagem Em 1940, quando a Segunda Guerra Mundial fez praticamente sumir o estoque da embalagem de cor bege utilizada pela grife, precisou ser trocada pela única cor disponível: laranja. Era o início do surgimento de um símbolo da marca. Rapidamente, ter um produto embalado numa caixa laranja, sua cor oficial, passou a ser objeto de desejo de ricos e famosos.ImagemQuando Émile-Maurice morreu em 1951, seu genro Robert Dumas assumiu o comando da marca. Ele foi o responsável pela introdução das gravatas, malas de viagens, toalhas de praia e perfumes da marca no mercado. A tradição de criar objetos para a casa vem desde a origem da marca. No início, eram produzidas apenas pequenas peças como cinzeiros e toalhas. Em 1974, surgiu o departamento Maison, na loja de Faubourg, em Paris, com a venda dos primeiros conjuntos de toalhas impressas, conhecidas como Léopards. Atualmente, o departamento de lifestyle do grupo desenvolve coleções de mobiliário para escritório, mesa e tapeçarias.Imagem Nos anos 80, a marca francesa conquistou um ar despretensioso, sem jamais perder o glamour. Depois de uma passagem gloriosa do designer belga Martin Margiela, a HERMÈS contratou em 2003 o renomado Jean-Paul Gaultier para assumir o posto de estilista da grife. Gaultier, que ficou sete anos no comando criativo da marca, foi substituído em 2011 por Christophe Lemaire, que assumiu a divisão de prêt-à-porter. ImagemA chave do sucesso da grife francesa sempre foi à elegância e a sobriedade em suas coleções. HERMÈS não é uma marca que segue qualquer estilo. Na verdade, dita tendências, faz estilo. Sua união entre tradição e inovação, entre tecnologia e talento, é o segredo que confere tamanho frescor a uma marca nascida no século 18, que enlouquece as mulheres sofisticadas ao redor do planeta com suas famosas bolsas e echarpes.ImagemA demora em conseguir os itens mais celebrados da marca, como a Kelly, uma tradicional bolsa executiva, e a Birkin, feita especialmente para Jane Birkin (que é co-autora da bolsa), gerou uma das maiores lendas envolvendo a HERMÈS: a fila de espera. Atualmente a sexta geração da família ainda está no comando da empresa, representada por Pascale Mussard, que ocupa o cargo de diretora internacional. ImagemImagemO símbolo
Audrey Hepburn usou-os envoltos na cabeça. Grace Kelly fez deles uma tipóia. Madonna preferiu pendurar na alça da bolsa. O primeiro lenço de seda HERMÈS, conhecido em francês como “carré” e inspirado nos modelos usados pelos cavaleiros, foi lançado em 1937 e rapidamente se tornou objeto de desejo de milhares de mulheres que o ostentavam como um sinal de classe e poder. Para a promoção desta peça de 90 centímetros e pintada à mão, muito contribuíram nomes famosos como a rainha Isabel II da Inglaterra, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Catherine Deneuve, Jacqueline Bouvier Onassis e mais recentemente Sharon Stone, Sarah Jessica Parker, Hillary Clinton, Elle Macpherson e a cantora Madonna. Ao longo dos anos um dos principais ícones da grife francesa inovou: em 1980 o modelo original foi modificado e surgiu o modelo Plissé, com efeito plissado; em 2001, Martin Margiela, na época diretor artístico da marca, concebeu uma versão mais alongada; e ainda surgiram os carrés “tecnológicos” como Eva e Flacons, o primeiro a prova d’água e o segundo perfumado. ImagemDesenhados por artistas conhecidos, os lenços seguem um longo processo de fabricação, que pode chegar a 30 meses, e necessitam em média de 24 cores diferentes. São vários modelos, longos, triangulares e quadrados, e o mais famoso é o carré Hermès, de 90×90 cm. Um luxo tipicamente francês. O sucesso destes lenços não se mede apenas por quem os usa, mas também pelo número de pessoas que os compram: a cada 25 segundos é vendido um novo exemplar em algum lugar no mundo, principalmente no período do final de ano. Por ano são lançadas duas coleções contendo 12 lenços que custam em média US$ 375 cada. Os tradicionais lenços de seda são feitos, até hoje, em um ateliê em Lyon (região sudeste da França) de forma artesanal. Calcula-se que já tenham sido fabricadas 2.500 estampas por diferentes designers e artistas plásticos.ImagemA PRODUÇAO. Cada produto HERMÈS é exclusivo. Ainda hoje, mais de 165 anos depois de sua fundação, a empresa continua trabalhando com o mesmo padrão de qualidade e sempre primando pelo trabalho artesanal, pela exclusividade dos produtos e pelo valor agregado em cada peça. A HERMÈS se orgulha de ser uma empresa moderna, atual, mas que nunca deixou de perder sua identidade e preocupação em elaborar produtos que sejam fruto do talento humano, muito mais que da tecnologia. Diariamente, cada um dos 620 artesões que trabalham nas 33 fábricas do grupo se dedica a produção de uma única peça, do começo ao fim do processo. A HERMÈS definitivamente não foi afetada pelas idéias do americano Henry Ford, que criou a linha de montagem. Cada artefato que sai de seus ateliês é assinado pelo profissional que o fez, permitindo rastrear com precisão eventuais defeitos de cada peça. A produção escassa é o que garante a HERMÈS uma aura de exclusividade. Essa situação é mais evidente no segmento de bolsas, o produto de maior sucesso da empresa. Para ter acesso a alguns dos modelos Birkin ou Kelly, os mais cobiçados do planeta, é preciso esperar dois anos e pagar cerca de R$ 20.000. Apesar de relativamente pequena, a HERMÈS tem conseguido se destacar em meio a um universo dominado por poderosos e gigantescos conglomerados de luxo. Para garantir este status a marca mantém uma intransigência quase visceral em relação aos padrões exigidos para as matérias-primas empregadas na confecção de seus artigos.ImagemNo início de 2007, os diretores da empresa dispensaram um lote inteiro de pele de crocodilo simplesmente porque a tonalidade apresentada pelo couro do animal, levemente amarelada, não condizia com a cor esperada pela marca. As clientes que estavam na fila à espera de uma bolsa feita com o material, uma das mais caras da grife francesa, estimada em R$ 80.000, tiveram que se conformar com um novo prazo de entrega, dois anos mais tarde. Apesar deste incidente, não houve desistência nos pedidos. Por isso, hoje em dia, existem filas de espera quilométricas para alguns desses produtos, com destaque para os acessórios de equitação e as bolsas Kelly e Birkin. Recentemente a HERMÈS investiu na criação própria de crocodilos para produção de couro e assim confeccionar boa parte de seus produtos. E, para garantir a integridade da pele do animal, deixa os bichos separados, para não brigarem. Tamanho cuidado reflete no preço e na escassez da peça. Uma “Birkin Croco” é quase tão rara quanto uma jóia de rubi. Além das famosas bolsas da grife, existem outros produtos que levam o nobre – e caro – material. Um deles é o relógio de mesa recém-lançado.

Uma bolsa HERMÈS que precise de conserto será reparada pelo mesmo artesão que a confeccionou. Da mesma forma, os perfumes são pensados, elaborados e produzidos como verdadeiros poemas. Eles são criados a partir da inspiração do perfumista Jean Claude Ellena e de seu talento para transformar, como ninguém, mensagens em aromas. São viagens de sensações e de alma.Imagem Origem: França
● Fundação: 1837
● Fundador: Thierry Hermès
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Hermès International S.A.
● Capital aberto: Sim (1993)
● Chairman: Jérôme Guerrand
● CEO: Patrick Thomas
● Estilista: Christophe Lemaire
● Faturamento: €1.91 bilhões (2009)
● Lucro: €288.8 milhões (2009)
● Valor de mercado: €15.7 bilhões (janeiro/2011)
● Valor da marca: US$ 4.782 bilhões (2010)
● Lojas: 300
● Presença global: + 65 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 8.060
● Segmento: Moda luxo
● Principais produtos: Artigos em couro, roupas, acessórios, bolsas, gravatas, perfumes
● Ícones: A cor laranja e os lenços de seda
● Slogan: The best gifts come inside the orange box!
● Website: www.hermes.com
ImagemSegundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca HERMÈS está avaliada em US$ 4.782 bilhões, ocupando a posição de número 69 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no Brasil
Somente no mês de setembro de 2009 a tradicional grife francesa desembarcou no país com a inauguração de uma luxuosa loja no sofisticado shopping Cidade Jardim em São Paulo. Na quarta loja da América Latina são comercializados cinco mil itens das 17 linhas, todos bem organizados por tema e cores. Tem gravata e os tradicionais lenços de seda, jóias de prata e perfumes, roupa de bebê e linha de casa, sapatos, roupas e até selas e estribos. E as bolsas, é claro. Há 40 modelos diferentes disponíveis na loja, incluindo as famosas e cobiçadas Birkin e Kelly. O Brasil é também um importante fornecedor para a empresa francesa. Desde o início dos anos 90, 100% da seda adquirida pela HERMÈS são originárias de plantações no Paraná e no Mato Grosso. ImagemA marca está presente em mais de 65 países com mais de 300 lojas próprias (+ 39 espaços em outras lojas – chamadas Store In Store) que vendem artigos de couro, perfumes, bolsas, lenços, roupas, jóias, relógios, gravatas, sapatos, entre outros produtos. O Japão representa o maior mercado para a marca que fatura €1.9 bilhões anualmente. Atualmente a marca possui 17 linhas de produtos, que incluem a moda feminina criada pelo recém contratado Christophe Lemaire; a moda masculina criada por Véronique Nichanian; uma exclusiva linha de sapatos femininos e jóias, ambas criadas por Pierre Hardy; e até exclusivos produtos sob encomenda, que podem variar de uma caixa para violão ao interior de um carro, helicóptero, iate e até mesmo apartamento. Gravatas (que custam no Brasil a partir de R$ 630) e os famosos lenços de seda (a partir de R$ 990), junto com perfumes vendidos em Duty Free em aeroportos do mundo todo e as bolsas, garantem a maior parte do faturamento da marca.

Você sabia?
● Os produtos em couro representam 30% do faturamento da marca e as roupas 15%.
● Desde sua inauguração a grife francesa nunca fechou uma loja no mundo inteiro.
ImagemA marca está presente em mais de 65 países com mais de 300 lojas próprias (+ 39 espaços em outras lojas – chamadas Store In Store) que vendem artigos de couro, perfumes, bolsas, lenços, roupas, jóias, relógios, gravatas, sapatos, entre outros produtos. O Japão representa o maior mercado para a marca que fatura €1.9 bilhões anualmente. Atualmente a marca possui 17 linhas de produtos, que incluem a moda feminina criada pelo recém contratado Christophe Lemaire; a moda masculina criada por Véronique Nichanian; uma exclusiva linha de sapatos femininos e jóias, ambas criadas por Pierre Hardy; e até exclusivos produtos sob encomenda, que podem variar de uma caixa para violão ao interior de um carro, helicóptero, iate e até mesmo apartamento. Gravatas (que custam no Brasil a partir de R$ 630) e os famosos lenços de seda (a partir de R$ 990), junto com perfumes vendidos em Duty Free em aeroportos do mundo todo e as bolsas, garantem a maior parte do faturamento da marca.

Você sabia?
● Os produtos em couro representam 30% do faturamento da marca e as roupas 15%.
● Desde sua inauguração a grife francesa nunca fechou uma loja no mundo inteiro. As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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